Saiba como ele funciona e aprenda a aplicá-lo na sua empresa

 

Saber o que acontece na fábrica em tempo real é o sonho de qualquer empresário. O sistema MES – Manufacturing Execution Systems – facilita para que isto aconteça. Isto porque, ele liga o chão de fábrica à gestão, emitindo relatórios automaticamente.

No estoque, por exemplo, a fábrica recebe a matéria-prima, o que é informado no MES. Automaticamente, após seu uso, ela é retirada do sistema, permitindo ao gestor fazer encomendas mais assertivas e avaliar detalhadamente o estoque. O MES também emite um alerta quando há necessidade de reposição dos materiais. 

 

Informações unificadas

O MES também pode ser agregado a outros sistemas, sincronizando tarefas. Assim, todas as informações e processos da empresa são unificadas, num só lugar. Com acesso rápido aos dados, é possível uma tomada de decisão mais urgente.

 

Mais tecnologia e sustentabilidade

A automatização de processos aumenta a produtividade, pois reduz consideravelmente erros e possíveis falhas. Assim, o foco é concentrado no que realmente importa. 

O uso de sistemas digitais ainda diminui o uso de papel. No caso do MES, qualquer problema durante a fabricação é detectado e o processo é pausado, o que impede a geração de sucata e material residual. 

00

Como você pode aplicá-lo na sua empresa:

 

  1. Avaliação

Analise quais as necessidades da empresa em relação a informações e sistemas. Reúna dados que comprovem o quanto se perde por falta desta organização e repasse aos demais gestores/colaboradores envolvidos diretamente na tomada de decisão.

 

  1. Implantação

Escolha o fornecedor do sistema MES. Ele pode ser implantado por módulos. Dê prioridade àqueles que trarão maior retorno financeiro. 

 

  1. Análise e acompanhamento

Peça aos operadores do sistema que utilizem e avaliem. Também compare a agilidade que eles terão antes/depois do MES, assim como os resultados que a empresa obterá.

 

  1. Documento

Todo o passo a passo de implantação e análise deve ser documentado, a fim de que este mesmo processo seja aplicado em filiais ou por outros funcionários.

 

Gostou? Quer saber mais sobre sistemas fabris?

Acesse nossos textos do blog Produção puxada ou empurrada e Moldes e Matrizes: 5 melhores práticas para projetos