O que se espera de um fabricante de moldes e matrizes é fornecer produtos de alta qualidade, no menor tempo e custo possível. E para chegar nessa equação, algumas estratégias podem ajudar a construir operações mais eficientes do projeto ao pós-venda dos clientes.
Listamos alguns diferenciais que darão um norte para a indústria de moldes e matrizes:
- Tudo começa com um orçamento bem feito e coerente
- Pense em processos e não em características
- Padronização no projeto de moldes e matrizes
- Engenharia Simultânea no projeto
- Soluções 3D e as Modificações de Projetos
Orçamento:
O orçamento inclui muitas variáveis, e por isso, é um ponto crítico e está no topo de nossa lista, afinal, depois de feito e aprovado, não podemos cobrar extras do cliente.
Questões como avaliar geometria do produto, processo na linha de produção, quantidade de peças, compra de material, uso de capacidade da linha de produção…São inúmeros pontos a validar e calcular.
E claro que, calcular todas as variáveis de modo manual, ou em um sistema que não contemple todos os processos, é lento e arriscado – sem contar que o cliente pode mudar o projeto ao longo do caminho e isso implica em mudança de todas os parâmetros.
Nossa sugestão é investir em um software que lhe forneça um relatório da peça, constando dados que facilitam e muito o orçamento, tais como: peso, volume, área, perímetro, centro de massa, força de fechamento necessária, dimensões de material bruto baseados em caixa mínima sobre a peça,etc.
Desta forma, você tem uma análise completa do projeto em até 24h, com processos de produção, custos de matéria-prima e relação geral de atividades inclusas até entregar a matriz final ao cliente.
Processos ou Características?
Qual o objetivo do molde? Retomamos a frase lá do início deste texto: melhor qualidade com menor preço e tempo. Para se chegar nesse resultado, é preciso rever processos para aniquilar gargalos e falhas, chegando a uma linha de produção redonda e otimizada.
Algumas dicas:
- Não mover gargalos de um departamento para outro.
- Estabelecer um processo simplificado.
- Possuir fluxo contínuo desde o orçamento até o ferramental finalizado.
- Desenhar seu fluxo completo, com nome dos envolvidos e processos, assim você consegue ter visão ampla e avaliar onde corrigir.
Padronização de projeto
Padronizar não é engessar. A padronização contribui bastante para aumentar a qualidade do trabalho e reduzir o tempo e o custo de entrega. Desta forma, temos uma biblioteca de modelos pré-definidos que pode ser acessada em um clique, diminuindo o tempo em tarefas repetitivas e promovendo consistência entre tarefas e uniformidade entre os projetistas.
É claro que existem algumas características únicas em cada molde, mas se pudermos chegar ao ponto em que 60% ou 70% podem ser padronizados ou automatizados, estaremos concentrando nosso tempo no alto valor agregado para o cliente.
Os templates ou modelos de usinagem permitem fazer pequenas alterações durante a usinagem de uma nova peça, o que simplifica bastante o processo. Podendo criar um molde em apenas um dia ou dois.
Engenharia Simultânea
O principal objetivo desta prática é poder reduzir drasticamente o tempo de projeto de moldes e matrizes. A ideia é que mais de um processo, ou profissional, possa trabalhar simultâneo, assim, nenhuma etapa fica em espera para a próxima, deixando o fluxo da produção corrido e fluído. Um exemplo para clarear a proposta:
Um projetista pode trabalhar na cavidade, enquanto outro no núcleo e outro pode finalizar o sistema de extração. Enquanto isso, um colega pode ficar no sistema de refrigeração e outro profissional trabalha com os canais de injeção e outro projetista pode começar a extração de eletrodos. E assim por diante, todos envolvidos num mesmo processo, até finalizar a matriz em tempo recorde.
Soluções 3D
Você deve estar se perguntando: Por que investir em 3D? Só pra parecer moderno? Claro que não! Os moldes em 3D eliminam a necessidade de chapelonas, planificação manual, recortar papel, estivar linha para achar perímetro de blanque e facilitam a padronização de componentes usináveis e standard de mercado.
Sem contar que os moldes 3D são associativos, ou seja, se você faz uma modificação no produto e seus ferramentais, detalhamento, eletrodos e usinagem identificam onde ocorreu a modificação e se atualizam automaticamente. O que implica em redução de tempo – e custos – de entrega e os resultados são mais confiáveis e o projeto mais visível aos olhos do cliente.
Em resumo, investir em moldes 3D, que além de facilitar o processo da indústria, favorecem a competitividade de mercado por simplificar a modificação de grandes conjuntos e subconjuntos.
O que podemos deduzir deste conteúdo?
A indústria de matrizes lida com muitas variáveis, desde a negociação até entrega dos moldes, e isso implica em tecnologia eficiente e equipe qualificada para executar tudo com extrema qualidade, em tempo e custos reduzidos.
Não é à toa que a indústria de moldes é uma das que mais inova e aposta em tecnologia, pois, sua rotina é pautada em detalhes e precisão, e aqui na Polako não é diferente. Além de equipe técnica e profissionais bilingues, contamos com tecnologia Desma para a fabricação de matrizes de alta precisão.
Converse com a gente: https://polako.com.br/#formulario-contato
Fonte: Fit Tecnologia adaptação via Ferramental.