Os softwares CAM (Computer Aided Manufacturing) deixaram de ser apenas uma ferramenta de apoio aos programadores e operadores de máquinas. Por meio da conexão com outros sistemas, possibilitam às indústrias atingirem máxima eficiência na produção.
Na área a Engenharia, por exemplo, o CAM pode agilizar o processo quando um novo projeto chega.
Como isso acontece? Qualquer nova informação adicionada ao CAM gera uma mensagem de alerta na tela do software, avisando ao engenheiro de que há novidades. Isto também se aplica a projetos em andamento, que recebem alguma modificação.
Já no setor de produção, o CAM pode auxiliar no funcionamento das máquinas CNC. Cada vez mais, elas precisam estar prontas para produzir com a maior eficiência possível, e é nisso que o CAM irá auxiliar.
Por meio das folhas de processos, podemos adicionar todos os dados de ferramentas, presets, dispositivos, particularidades e qualquer outro tipo de informação pertinente ao processo em uma página da intranet de simples compartilhamento.
Assim, os setores responsáveis pela preparação do ferramental podem preparar tudo o que for necessário para a troca rápida em máquina.Como qualquer computador que estiver conectado à rede da empresa pode ter acesso ao visualizador, também pode ser disponibilizado ao operador da máquina as mesmas informações, para que o próprio try-out seja mais ágil em sua validação.
Com a validação virtual no software de simulação 3D, preparação das ferramentas de forma externa à máquina e informações de como cada processo será executado, a segurança na execução é aumentada de forma significativa deixando a máquina parada o menor tempo possível.
Esta facilidade também pode chegar ao PCP, por meio do compartilhamento do tempo de usinagem de um item. Assim, todo o dia/semana/mês da máquina poderá ser planejado e sequenciado. Assim, o programador e o operador terão em mãos todas as informações necessárias para garantir em 100% o cumprimento de prazos e peculiaridades das máquinas.
Toda esta integração é, com certeza, um avanço rumo à indústria 4.0 e mostra que o CAM tornou-se indispensável dentro das empresas. Se você quer saber mais sobre esta nova indústria, que busca a inovação, leia mais aqui no nosso blog:
Fonte: Revista Ferramental