Pós-pandemia: novo cenário da Indústria 4.0

//Pós-pandemia: novo cenário da Indústria 4.0

Pós-pandemia: novo cenário da Indústria 4.0

Agilidade, escalabilidade e automação serão algumas das palavras-chave nessa nova era de negócios. 

Líderes de negócios, perante a maior crise sanitária e econômica da história recente, foram obrigados a repensar seus negócios, rotinas e meios produtivos. Enquanto alguns lutavam para manter as operações funcionando por conta da falta de funcionários ou de insumos, outros precisavam reestruturar suas operações para acompanhar o repentino aumento na demanda, como no caso de suprimentos médicos.

Agora, mesmo com a pandemia ainda em movimentação, temos um cenário que chamamos de pós-pandêmico, onde a curva de extrema contaminação começa a baixar e as rotinas tendem a voltar ao “normal” dentro do possível.

E os desafios são outros, cuidar da saúde do negócio. Como podemos passar por essa fase? Separamos alguns pontos de análise para facilitar essa gestão. 

 

Transformação digital

Em meio a novas rotinas e aumento significativo do trabalho remoto, podemos dizer que vimos 2 anos de aceleração digital em 2 meses. Esta foi a comparação que Satya Nadella, CEO da Microsoft usou em sua entrevista para a Forbes.

As empresas investiram mais em recursos digitais para videochamadas, sistemas de tarefas, armazenamento em nuvem e ferramentas de comunicação entre as pessoas da equipe, na tentativa de criar cenários mais humanos em meio ao isolamento social. 

Mudando olhares operacionais

A indústria 4.0, diferente das demais eras da indústria, se viu obrigada a repensar seu modo operante frente a um inimigo invisível e letal. Desta forma, o fluxo de todo o operacional teve de ser reformulado, sem tempo para testes, para a digitalização de processos e acesso remoto.

É hora de reavaliar e repensar os modos de consumo, fornecimento, interação e produtividade. toda a cadeia envolvida nos negócios foi afetada de alguma forma e precisou ser revista, o que todo modo não é ruim, mas traz ainda muita dor de cabeça visto a falta de acesso à algumas tecnologias, seja pelo seu custo ou mão de obra desqualificada.

→ Desma: tecnologia avança para moldes de calçados de segurança 

Produtividade escalonável

Melhorar a produtividade é uma das grandes metas da indústria, e agora as cadeias de suprimentos precisam se reconfigurar em tempo real. Isso quer dizer que é preciso combinar recursos escaláveis e ágeis para que a produção nas indústrias possam planejar sua produção a médio e longo prazo, criando um panorama mais seguro para o ano. 

Neste contexto, entram as ferramentas e métodos de controle de estoque, desperdício e gestão de fornecedores, pontos essenciais para evitar imprevistos e otimizar a produção. 

Flexibilidade e visibilidade

Estes termos são aplicados na indústria através de monitoramento em tempo real, o que chamamos de rastreabilidade. Estes recursos digitais minimizam a ação humana na produção e conferem maior credibilidade e segurança aos consumidores e parceiros da cadeia.

A flexibilização se apresenta nos modelos híbridos de trabalho, na valorização do tempo e na concretização dos meios digitais como canal de contato e prestação de serviços. Desta forma, profissionalizamos a internet das coisas (IOT) e aceleramos o desenvolvimento de modelos de negócios e operações 100% digitais.

→ Full Plastic: injeção direta e otimização de projetos

E AGORA?

Segundo o documento “Propostas para a retomada do crescimento Econômico”, elaborado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) adotar a inovação como forma de modernizar processos e produtos, é fundamental para alavancar o crescimento da economia.

Especialistas da Confederação indicam que, para se conectar à Indústria 4.0, o Brasil deve aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

Não temos como mensurar, ainda, o real impacto da pandemia na indústria 4.0, mas, quanto antes as empresas começarem a se moldar ao arsenal tecnológico desde os processos mais simples, maior a garantia de crescimento para os próximos anos. 

Fonte: Alisson Castanho/ Industria 4.0 via Ferramental 

 

De |2021-05-10T14:48:26+00:00maio 10th, 2021|Sem categoria|0 Comentários

Sobre o autor:

Deixe um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.