O calçado de segurança tem evoluído consideravelmente com o passar dos anos, mas ao compararmos com outros equipamentos de segurança – óculos, luvas e máscaras – a evolução se torna modesta. Além disto, o equipamento ainda não leva a devida a importância aqui no Brasil.

O cenário histórico do calçado de segurança no Brasil se dá de forma isolada, já que esses eram produzidos de maneira artesanal, evoluindo gradativamente neste conceito de segurança. O real e efetivo significado de calçado de segurança, foi entendido depois de algumas evoluções, fazendo-se entender como real proteção para o usuário final.

A evolução do calçado é de fato um acontecimento histórico, porém o conceito de segurança para os membros inferiores – pés – ainda tem muito a evoluir, pois este deve ir muito além de uma botina de elástico, mas sim, um equipamento capaz de proteger o usuário de possíveis acidentes e escorregões. Para isso é preciso entender, evoluir e só assim se adaptar a uma nova identidade para este equipamento.

 

Já existe um projeto que busca inovar no design desses calçados, quer saber mais sobre essa iniciativa? Clique aqui e fique por dentro!

 

Aqui no Brasil, a botina preta de elástica vendida por calçado de segurança, diverge da visão de países americanos e europeus. Já que nesses países, o calçado de segurança é idealizado como um equipamento que possui um ajuste perfeito para todos os biótipos de pés, proporcionando assim uma maior segurança e proteção de quem o usa. Além disto, esses países acreditam e desenvolvem produtos para proteção de tornozelos, evitando assim possíveis luxações.

Já evoluímos, mas ainda há muito mais a fazer.

Para obtermos resultados eficazes, a evolução não depende apenas de máquinas tecnológicas, mas sim de uma conscientização de que os calçados de segurança não são e, não devem ser apenas equipamentos que protegem os pés e tornozelos, mas sim grandes responsáveis pela saúde dos joelhos, coluna e de todo tronco. De início essa ideia pode parecer insignificante, mas a partir do momento que se analisa o cenário real de um trabalhador que passa boa parte da vida profissional tendo que utilizar este tipo de calçado e os efeitos que isto, a longa data pode causar na saúde do mesmo, o conceito começa a mudar.

No mercado de trabalho, a maioria dos acidentes se dá por torções, quedas e luxações, as quais ocorrem, na maioria das vezes, por solados de má qualidade. Por esta razão, é preciso mais estudo e conhecimento na produção calçadista. Entenda como design é essencial no desenvolvimento de calçados.

Atualmente a indústria brasileira possui potentes graus de desempenhos em calçados de seguranças, desenvolvimento, conforto e segue as normativas indicadas para: absorção de impactos, controle de pronação e supinação, troca de calor, distribuição da pressão plantar, picos de pressão, massa a entre outros itens importantes para a fabricação de um calçado, seja ele para uso de equipamento de segurança, ou não. Sendo assim, é correto afirmar que a evolução tecnológica está fortemente presente no Brasil, o que precisamos evoluir vai além de máquinas, está ligado a conceitos de segurança calçadistas.

A Polako Matrizaria é especializada em matrizes para calçados de segurança e reconhece a importância da qualidade e garantia desses equipamentos, por isso somos comprometidos e entregamos o que há de melhor no mercado quando o assunto é segurança. Saiba mais clicando aqui.