Uma das principais vantagens do alumínio é que ele pode ser facilmente transformado

O alumínio é um dos metais mais utilizados hoje em dia, estando presente no nosso cotidiano desde uma latinha de refrigerante até as mais específicas aplicações industriais. O alumínio tem como principais características e benefícios para sua utilização, a leveza, resistência à corrosão, brilho, impermeabilidade e opacidade, alta relação resistência/peso, durabilidade, fácil maleabilidade e soldabilidade, além da possibilidade de muitos acabamentos e também ser reciclável. Tudo isso associado às resistências mecânicas adequadas para cada processo!

Metal extraído através da bauxita que tem em sua composição, de 35% a 55% de óxido de alumínio, a partir disso se obtém a alumina que é o processo intermediário da fabricação de alumínio. O Brasil é muito rico em bauxita, tendo a terceira maior reserva do mundo. A partir da alumina fundida, as usinas produzem o alumínio em blocos, chapas, vergalhões, bobinas ou lingotes para fundição.

O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. Não é tóxico como metal, é não magnético, e não cria faíscas quando exposto ao atrito. O alumínio puro possui tensão com cerca de 19 megapascal (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre. É muito maleável, muito dúctil, sendo apto para usinagem e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, perdendo apenas para o ouro, e o sexto metal mais dúctil. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado na fabricação de panelas. Apesar de o alumínio ser um metal encontrado em abundância na crosta terrestre, raramente é encontrado livre.

Pode ser laminado em espessura máxima de 200 mm e extrudado numa infinidade de perfis de seção transversal constante e de grande comprimento. O metal pode ser também forjado ou impactado. Arames de alumínio podem ser trefilados a partir de vergalhões que dão origem aos fios de alumínio que, após serem encordoados, transformam-se em cabos condutores.

A facilidade e a velocidade com o qual o alumínio pode ser usinado é outro importante fator que contribui para difundir o uso desse material e que também aceita, praticamente, todos os métodos de união, tais como rebitagem, soldagem, brasagem e colagem. Além disso, para a maioria das aplicações do alumínio, não são necessários revestimentos de proteção.

A Matrizaria Polako é referência em matrizes para calçados, trabalhando com matrizes em alumínio e atendendo as demandas de todo mercado calçadista, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre essas especialidades!

 

Leia também:

Usinagem x Descarga elétrica: entenda o que é e qual a relação

Fonte: Metalthaga