Gestão de Custos: guia rápido para empresas eficientes e lucrativas

//Gestão de Custos: guia rápido para empresas eficientes e lucrativas

Gestão de Custos: guia rápido para empresas eficientes e lucrativas

Todo gestor precisa estar inteirado sobre o tema para administrar os gastos e manter uma boa lucratividade para o negócio. No entanto, mergulhar no dia a dia produtivo do negócio muitas vezes nubla a visão do responsável pela empresa. Assim, sem nem perceber, ele pode definir metas intangíveis e cair na frustação de uma empresa estagnada. Vamos entender melhor esse assunto? 

O que é gestão de custos?

A gestão de custos é mais uma parte dos processos que compõem a estratégia de uma empresa bem-sucedida. No entanto, é uma das mais importantes pois afeta todos os setores da empresa — em especial o financeiro. Mas o que são esses custos?

Basicamente, todos os investimentos necessários para que a organização realize suas atividades e produza — seja no caso de um serviço como de um produto e se mantenha no verde.

Esses custos são variados, mas o importante é saber que o processo de gestão de custos busca entender, calcular e controlar esses valores. Assim, é possível manter produção ou a prestação de serviços a custos acessíveis e chegar a um preço final competitivo.

Qual é o objetivo da gestão de custos?

Em especial, a gestão de custos serve para direcionar o planejamento estratégico de um negócio, isso porque cabe à essa atividade a responsabilidade de contabilizar todos os custos da organização e ter os dados necessários para tomadas de decisões mais assertivas. 

Como funciona a gestão de custos?

A base da gestão de custos é a informação. Mensurar e considerar todas as etapas de um produto/serviço. Listamos abaixo de forma mais clara, confira:

Custo por serviço

São eles: gastos com mão-de-obra, materiais (peças e produtos), além de outros fatores que possam existir, como deslocamento e manutenções de equipamentos. O custo pode variar conforme o serviço e o cliente.

Precificação de serviço

Pensando nos custos citados podemos entender melhor como precificar o serviço para que haja lucros.

Redução de custos

Quando há a intenção de fazer uma redução de custos na empresa que presta serviço, é preciso se atentar para que a qualidade não seja afetada, analisando onde é possível fazer cortes sem prejudicar a qualidade.

Qual a importância da gestão eficiente de custos ?

Ao compreender os custos do negócio, fica mais fácil entender sua situação econômica. Um ponto importante é que a gestão de custos é parte essencial na gestão de desempenho e rendimento da empresa, afinal, ela auxilia na definição da melhor margem de lucro. Isso impacta diretamente em  sua capacidade de investimentos ou na necessidade de realizar cortes nos gastos.

—> Moldes Full Plastic: qualidade produtiva em menos tempo

Quais são os tipos de custos de um negócio?

Para entender melhor quais tipos de gastos existem dentro de uma empresa, é preciso organizá-los entre os gastos fixos e os variáveis. Entenda:

Custos diretos

Os custos diretos têm total relação com o produto vendido ou serviço prestado por uma empresa. Normalmente são as matérias-primas e a mão de obra envolvida, ou seja, seu valor influencia diretamente nos custos do valor final comercializado.

Custos indiretos

Os custos indiretos são quase invisíveis, pois são complementares, como por exemplo gastos com gasolina, alimentação dos funcionários, marketing, entre outros.

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles que acontecem frequentemente, periódicos, como contas de energia e água, pagamento a fornecedores, salário dos funcionários, aluguel e outros desse tipo.

Custos variáveis

Os custos variáveis são aqueles gastos correspondentes à produção e comercialização dos produtos e/ou serviços, como a comissão de vendedores. Eles costumam sofrer alterações em curto prazo, pois seus valores dependem de uma série de fatores externos.

Quais são os benefícios de fazer a gestão de custos?

A gestão de custos ajuda a controlar seus processos de forma que seus ganhos sejam compatíveis com o que o cenário econômico pede, e ter mais segurança em momentos de incertezas econômicas, como agora, na pandemia. Em resumo, a gestão oferece: 

  • Redução dos riscos

  • Maior produtividade

  • Aumento da lucratividade

  • Vantagem competitiva

  • Mais qualidade

Quais são os erros mais comuns na gestão de custos?

Para evitar que você caia nas armadilhas da função, separamos alguns pontos de atenção:

Estoque

Sabe qual outra prática que precisa ser alinhada com a gestão de custos? O controle do estoque! Sem uma gestão adequada dos produtos e mercadorias, você não tem noção se possui o necessário para cumprir com a demanda e atrasar pedidos.

Fluxo de caixa 

Ao não dedicar tempo em controlar entradas e saídas com exatidão, você perde detalhes sobre ganhos e perdas em potencial. O ideal é investir em um bom CRM para minimizar a margem de erro e comprometer seu financeiro. 

—> Conheça os moldes Polako

Custos da empresa

Você sabe quais e qual o valor dos seus gastos? Dos fixos às variáveis, esse entendimento é essencial para que nenhum deslize seja cometido.

Preço de venda

Não adianta precificar seus produtos ou serviços com base na experiência, nem mesmo se baseando no valor dos concorrentes. Seja realista com sua operação e valores, só assim terá um negócio saudável. 

Plus: 6 insights para uma gestão de custos eficiente: 

Planejamento

É preciso detalhar cada etapa que compõe a atividade, passando por toda a cadeia de profissionais e recursos envolvidos. Isso ajuda muito no gerenciamento de custos em projetos e a mapear pontos de melhoria – investimento x redução de custos. 

Gastos desnecessários

Notou que há esforço e investimento demais em tarefas de pouco valor? Corte. O objetivo por trás de uma boa gestão de custos é entender como adequar melhor os investimentos para que a margem de lucro seja a maior possível.

Atenção ao estoque

A gestão de estoque é realmente necessária na prática de uma boa gestão de custos. Mantenha revisão constante e previsão de pedidos para barganha de compra de insumos.

Metas

Não basta apenas gerenciar as entradas e saídas, é necessário buscar pela melhoria constante. Por isso, pare e pense:

O que sua empresa precisa? Onde posso ajustar para conquistar tal ganho? E assim as metas se alinham a ação e conquista. 

Custos x despesas

Despesa é tudo aquilo que você investe na empresa e que não impacta diretamente o cliente final. Já o custo é relativo à entrega para o cliente final, como a matéria-prima e insumos. 

Invista em tecnologia

Estamos falando de números, e a melhor forma de tê-los com exatidão, é através de sistemas ERP ou CRM personalizados para o seu nicho de atuação. 

Por fim, tudo é análise e conhecimento sobre o negócio. E não é só dentro da nossa empresa que devemos olhar, afinal, a escolha de fornecedores e matérias-primas impactam no seu negócio. Você está analisando além do preço nesse momento? 

 

Fonte: TOTVS via Ferramental

De |2021-06-08T17:24:37+00:00junho 8th, 2021|Notícias|0 Comentários

Sobre o autor:

Deixe um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.