Planejamento: 04 passos para alcançar seus objetivos

//Planejamento: 04 passos para alcançar seus objetivos

Planejamento: 04 passos para alcançar seus objetivos

Listamos aqui 04 passos, ou dicas, para que o seu planejamento, seja ele pessoal ou profissional, saia do papel e se concretize, afinal, todos queremos que nossas carreiras sejam promissoras e não percamos a oportunidade de alavancar os negócios. 

Vamos lá?

Crie suas escolhas

Imagine que você tem sonhos, aqueles desejos que se faz pensando em ganhar na mega-sena. Pense alto, afinal, quanto mais você almeja, mais se alcança e se esquiva da mediocridade. 

Para realizar um grande sonho, primeiro, você deve estabelecer as pequenas metas, um plano, rota a seguir para alcança-lo, certo? Então, dito isso, é você quem escolhe o caminho a seguir. 

A pessoa que não tem um plano consciente e efetivo para alcançar uma meta está pondo a sua vida e o seu destino nas mãos daqueles que o têm. Os planos têm que ser práticos, operacionais e lucrativos.

Traçar estes planos é um método que você pode utilizar fazendo as mudanças indicadas. Ou seja, se para você atingir determinada meta você precise se exercitar mais, organize sua rotina e comece já, com o que você tem agora. 

O tipo de planificação feito por você projetará a forma que você alcançará as suas metas pessoais. Seus planos lhe dirão o que fazer e a melhor forma de consegui-lo, já que representam um guia para construir com resultados, prosperidade e perseverança o seu futuro.

Materialize o plano

As ideias e os pensamentos são intangíveis; por isso, devem ser alimentados e imediatamente concentrados para a execução, ou se evaporam rapidamente.

Para dar aos seus projetos uma existência palpável, escreva-os em minuciosos detalhes, pois nenhum engenheiro deixa ao acaso a construção de uma máquina, ele mantém na memória cada um dos detalhes dos desenhos e a melhor forma de execução em suas notas e desenhos.

O fato de escrever as suas ideias serve a vários fins. Quando você faz uma relação dos métodos que empregará para alcançar as suas metas, está delineando um guia que mostra a maneira mais rápida e efetiva de chegar ao seu destino. Você poderá conferir as dimensões de seu progresso e ver o que mais pode fazer.

Com um certo grau de precisão, você poderá predizer e antecipar eventos futuros, reduzindo assim, consideravelmente a margem de erro. Crie sua rotina, por dia e hora, e veja como consegue realizar mais do que imaginas. 

As etapas essenciais para realização

São cinco as etapas que surgem ao efetuar qualquer tipo de planificação: visualização, investigação, avaliação, decisão e revisão. Tudo o que for relacionado com o alcançar de sua meta deve ser cuidadosamente considerado. Analisaremos agora o primeiro passo:

Visualização

É o ato de fazer com que algo se torne visível, perceptível à visão humana; Pode ser em lista, imagens ou tudo junto, criando um belo painel semântico. Além de deixar visível os seus desejos, é uma motivação diária para seguir o plano.

Investigação

As formas que você tem para alcançar qualquer meta são muitas, mas só uma é adequada para você pelo seu comportamento, pelo seu ambiente, pela sua singularidade.

Formular o melhor plano, compreender e saber o que seja necessário para alcançar o seu objetivo é absolutamente essencial para o seu sucesso. A questão é: de que você necessita para alcançar o triunfo que procura?

Antes de responder obtenha o maior número de informações possível sobre o assunto. O grande valor da investigação é que, no final, você saberá se uma meta específica é adequada, se pode alcançá-la e em quanto tempo.

Esta etapa de planificação exige que você obtenha todos os dados necessários fazendo perguntas, e para isso deve aprender a fazer perguntas; a chave está em traçar o interrogatório e em saber onde encontrar as respostas.

Quem?

Quem está envolvido? Quem me ajudará? De quem posso depender? Quem já fez isso? Para quem posso delegar autoridade dessa execução? Quem é mais capacitado que eu nesse assunto? 

O quê?

O que esperam de mim os clientes potenciais? O que devo saber? Que experiência eu preciso para essa promoção? Que riscos e perigos terei que enfrentar para ganhar a confiança da equipe? 

Onde?

Onde começar? Onde encontrar aquilo que necessito? Onde terei que ir? Onde estão os seus pontos fracos? Onde encontrarei os meus clientes? Onde posso obter a experiência da qual necessito? 

Quando?

Quando devo começar? Quando devo parar? Quando devo procurar estender os meus planos? Quando devo comprar? Quando devo vender? Quando poderei alcançar minhas metas? 

Como?

Como posso fazer o que persigo? Como obter aquilo que necessito? Como posso conseguir um melhor preço? Como atingir resultados? Como saber o que me custará? Como reduzir os custos? Como progredir na companhia em que trabalho? Como…?

Por quê?

Por que preciso disto ou daquilo? Por que o que eu estou projetando nunca foi pensado por ninguém? Por que é viável? Por que alguém me pagaria por isso? 

Avaliação

Cada vez que você tiver à mão a informação necessária para formular um plano, faça como um mestre enxadrista: pese informação e decida no tempo certo.

Como se pesa o valor de um plano? Só existe um critério: Escolha o caminho que ofereça a maior possibilidade de sucesso e o menor risco de fracasso.

Decisão

Uma vez investigada e pesada toda informação pertinente à elaboração de um plano de ação, você terá que tomar um certo número de decisões ou optar como utilizar esta informação. Para fazê-lo, deixe-se guiar por esta regra: Aplique o que sabe de forma a alcançar efetivamente a realização das suas metas.

A factibilidade e o tempo são por hora os fatores determinantes… “Funcionará” e “Quanto tempo levará? ” São duas perguntas que você deve responder. Se suas respostas se dirigem à realização do seu objetivo, você terá formada uma base consistente para edificar um plano efetivo.

Não se deixe impressionar por uma imensa massa de informações, pois às vezes elas podem ter caráter contraditório. Uma informação lhe dirá para seguir adiante, enquanto que outra lhe dirá justamente o oposto. A norma sobre valorização o ajudará a resolver este problema:

Escolha o caminho que ofereça maior possibilidade de sucesso e menor risco de fracasso. A informação contraditória sempre implica riscos; porém se os riscos forem grandes, é melhor mudar de plano.

Revisão

Os planos são suscetíveis a mudanças e revisão. Todos os grandes dirigentes desenvolvem planos de ação; também contam com alternativas e, dependendo das circunstâncias, realizam mudanças que afetam os planos originais.

É possível que você se encontre neste caso, que o obrigue a rever seus planos originais, mas isto não quer dizer que haverá alteração na meta final.

Os objetivos não devem ser mudados, a não ser que algum fato drástico torne o seu objetivo inacessível. Diante de tal situação, jamais descarte a ideia de se fixar uma meta. Simplesmente fixe uma que você possa alcançar.

Revisão de planos não é derrota

Quando as coisas saem mal é um sinal de que será preciso se desviar ligeiramente do planejado para atingir o seu objetivo.

As forças externas que escaparam ao seu controle merecem ser revistas; pois também é possível que você tenha cometido uns erros. Essas são situações normais que você terá de enfrentar. Considere os desvios como um pequeno atraso e faça nos seus planos o ajuste necessário.

Erros, lapsos mentais, etc., são inevitáveis, visto que nenhum ser humano é perfeito. A sua reação diante de erros e atrasos é importante, é necessário aprender com eles e tirar algum proveito para o futuro. Se for indispensável modificar os seus planos, siga este roteiro.

  1. Analise cada aspecto do problema
  2. Considere todas as alternativas possíveis
  3. Tome uma decisão e se mantenha firme na perseguição da sua meta, como se nunca tivesse se desviado

Não espere demais. Deixar de formular um plano agora se traduzirá em fracasso futuro. Não espere mais tempo. Faça-o agora mesmo, para que você canalize seus esforços e energia em sua meta, e na forma mais sólida e viável para alcançá-la!

Faça os planos para você mesmo! O valor de um plano pessoal, prático e bem definido está no benefício que você tem com ele. Lembre-se disso: Suas ações serão tão efetivas quanto seus planos e a sua dedicação a eles.

Se você tiver seu plano de ação, será exatamente isso que conseguirá: ação, e uma grande possibilidade de crescer, evoluir e prosperar. E um programa de ação cuidadosamente programado constitui a melhor garantia de sucesso.

Adaptação artigo Planejamento, a perseverança posta em prática via Ferramental

De |2021-03-31T09:01:18+00:00março 31st, 2021|Sem categoria|0 Comentários

Sobre o autor:

Deixe um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.