Tecnologia: 06 tendências para acompanhar

//Tecnologia: 06 tendências para acompanhar

Tecnologia: 06 tendências para acompanhar

Ferramentas, sistemas e inteligência. A ciência nunca fica parada e diante deste cenário, listamos as 06 tendências tecnológicas que estão em alta no mercado para você conhecer e acompanhar.

Inteligência Artificial (AI)

Nós já convivemos com inteligência artificial todos os dias, mas o que vemos hoje – painéis de carros, assistentes de voz, e redes de pesquisa – são apenas a ponta do iceberg. A AI caminha rapidamente para estar presente nos eletrodomésticos em nossos lares e nas interações de trabalho e tomada de decisões, usando análise prescritiva, dados e automação para aumentar a eficiência de dispositivos e processos. Esta tecnologia está se tornando comum em quase todas as áreas, desde mecanismos de busca a finanças e carros, e exigindo das empresas o uso de soluções de alta tecnologia que permitam a incorporação desses avanços em seus produtos.

Conectividade CAD

Você consegue imaginar a sua realidade sem mídia social? Se lembra quando foi seu primeiro contato com rede social e como se sentiu nessa mega rede de conexão? Essa conectividade instantânea e o fluxo imediato de interações moldaram nossa paisagem social, cultural e até política há alguns anos. A cultura de compartilhamento se espalhou fortemente pelo mundo da tecnologia e chegou até a área de Design, possibilitando que designers e engenheiros de Computer Aid Design (CAD) possam ter acesso às mesmas informações, em tempo real. Isso potencializou e acelerou o desenvolvimento de projetos, gerando grandes redes de saberes entre as indústrias tecnológicas.

Blockchain

Conhece criptomoedas? A tecnologia Blockchain expandiu-se para muito além do seu propósito inicial, que era fornecer a estrutura principal para o Bitcoin, criptomoeda mais conhecida até hoje. Grandes empresas já estão experimentando essa tecnologia para solucionar os desafios de negócios e para explorar novas oportunidades de negócios disruptivos e cortar intermediários onerosos e bancos tradicionais das negociações internacionais.

A tecnologia Blockchain está sendo também aplicada para fornecer rastreabilidade à prova de violação e transparência às cadeias de suprimentos. Exemplo disso é a rastreabilidade de contêineres em trânsito e origem de produtos que compramos no supermercado.

Polako conta com tecnologia Desma para produção de moldes 

Internet das Coisas (IoT)

O uso de tecnologia responsiva – celulares, por exemplo – orientada por dados e que opera conforme demanda – suas pesquisas e aqueles anúncios que te perseguem –  aumentou exponencialmente nos últimos 12 meses. Da mesma forma, a adoção de soluções inteligentes com foco em mais eficiência econômica e ambiental está crescendo rapidamente e se espalhando por todos os setores, inclusive na arquitetura de cidades.

Com isso, o desenvolvimento de dispositivos IoT – tecnologia interconectada –  move o mercado para direções diferentes, exigindo novas capacidades e tecnologias que permitam o desenvolvimento da próxima onda de dispositivos e das novas cidades inteligentes, que serão mais conectadas e pensadas na fácil solução de tarefas e acessibilidade.

Edge Computing

O avanço dos dispositivos de IoT e de tecnologias imersivas estão levando o processamento de informações ao limite, exigindo assim rápida leitura de dados e materialização das informações. Em termos gerais, a Edge Computing representa o local físico onde as coisas e as pessoas se conectam com o mundo digital em rede, onde produzem ou consomem informações. Esses dados são processados na borda de uma rede, em vez de serem enviados para a Nuvem ou um data center.

O benefício? Economia de tempo, prevenção de problemas de latência e rapidez na execução. Além disso, essa tecnologia permite o aprendizado de máquina – carros inteligentes, autônomos e conectados, por exemplo.  A computação de borda está aprimorando, com eficiência e praticidade, o método atual de armazenamento de dados.

CAD 3D

O design abraçou a terceira dimensão há algum tempo. E agora já vemos projetos imersivos em realidade virtual em alguns nichos como arquitetura e óculos VR. Essa nova forma de projetar e testar transforma a forma como os produtos são desenvolvidos. Agora o foco está na experiência, na realidade de uso, incentivando a inovação social, ampliando as possibilidades de aprimorar o mundo real por meio do mundo virtual e permitindo que as empresas criem experiências inovadoras para seus clientes.

Em resumo, a indústria está cada vez mais sem fronteiras. A colaboração no desenvolvimento está em ascensão e a tecnologia avançando para ser cada dia mais real, inclusiva e eficiente. Isso quer dizer que se deve gastar milhões em inovação até nos pequenos negócios? Depende, mas quer dizer que alianças são promissoras e o compartilhar, seja ele de saberes, máquinas ou iniciativas, pode e vai potencializar os negócios, a cultura e as relações.

Fonte: Industria 4.0 via Ferramental

 

De |2021-03-16T10:50:25+00:00março 16th, 2021|Sem categoria|0 Comentários

Sobre o autor:

Deixe um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.