A rotina industrial exige processos alinhados e olhar voltado para a proteção humana, afinal, são inúmeras máquinas, utensílios e pessoas transitando por pavilhões e essa orquestra precisa estar afinada.
A segurança fabril é um dos principais pilares dentro de uma indústria, especialmente, em empresas produtoras de moldes para calçados, onde temos máquinas de usinagem, corte, polimento e muito acabamento manual para moldes de qualidade e precisão.
E para que a rotina fabril dentro da indústria de calçados se mantenha em alta produtividade e desempenho, é importante que a planta como um todo esteja organizada e sua equipe comprometida em cumprir a rotina pré-estabelecida pelos engenheiros e técnicos, afinal, falhas na produção geram grandes prejuízos à empresa.
Para ajudar sua empresa a manter uma rotina mais organizada e produtiva, separamos 03 dicas básicas e essenciais que toda a indústria deve manter para obter lucros em sua jornada.
1. Treinamento e hábito
Todos os processos incluem pessoas, então, o primeiro olhar ao pensar uma produção segura e eficiente, e se voltar para o capital humano de sua indústria. O hábito se forma a partir da rotina, por isso, tenha um calendário de treinamentos ao longo do ano e reforce as crenças de sua empresa, a rotina de trabalho de cada setor e incentive a colaboração na melhoria de processos todos os dias. Se você entregar exemplo, receberá dedicação. Atenção às novas tecnologias, a indústria muda rápido e se você entregar as ferramentas certas, sua produção será mais segura e eficiente. Ao alterar uma máquina ou rotina, informe primeiro sua equipe, eles são essenciais no sucesso de qualquer processo.
Dicas valiosas:
- Sempre use o equipamento de segurança necessário (luvas, óculos, protetores auriculares, etc)
- Não interfira com máquinas em movimento
- Nunca opere máquinas que você não foi treinado para usar
- Fique longe das zonas de carregamento enquanto as máquinas estão descarregando
2. Organização
Se seus funcionários tiverem que percorrer longas distâncias entre as linhas de produção, isso é um sinal de organização inadequada da planta e você deve reorganizar o layout do seu chão de fábrica para obter eficácia.
Além da planta, mesas de trabalho, áreas sociais e íntimas também devem seguir organizadas, pois, ambientes assim ajudam a construir senso coletivo de responsabilidade nos processos.
– Mantenha fluxos de passagens livres e sinalizados
– Diminua ao máximo as distâncias entre processos produtivos
– Mantenha sempre visível a sinalização fabril
– Incentive a organização pessoal através de projetos de valorização de boas práticas
3. Manutenção regular
Tudo o que falamos até aqui dependem de um fator para funcionar: Indústria funcionando. Isso quer dizer que a manutenção preventiva e regular é o segredo para indústrias saudáveis, seguras e produtivas. Como deixar a orquestra afinada, então? Conversando com a equipe como descrito na dica 01, para que usem corretamente as máquinas, previnam acidentes de trabalho e saibam identificar sinais de desgaste para manutenção. Mantendo uma rotina fabril otimizada e enxuta, como mencionado no item 02, para evitar colisões e perda de tempo, e por fim, investindo em manutenção preventiva e tecnologias eficientes para produção em alta velocidade e precisão.
Fonte: Alltech via reprodução Ferramental
Deixe um Comentário