Usinagem X Descarga elétrica: entenda o que é e qual a relação

//Usinagem X Descarga elétrica: entenda o que é e qual a relação

Usinagem X Descarga elétrica: entenda o que é e qual a relação

A usinagem por descarga elétrica é um processo que não pode acontecer em qualquer lugar, já que a peça de trabalho e o polo precisam ser submersos em um fluido dielétrico.

Usinagem por Descargas elétricas de altas frequências, também conhecida por eletroerosão são equipamentos que geralmente utilizam ferramentas de grafite ou cobre. Estes equipamentos atuam como um eletrodo que desintegram materiais condutores no processo de usinagem. Basicamente, há um terminal que passa uma corrente através de um material que faz com que derreta ou vaporize, e é assim que a usinagem é realizada.

Clique aqui e saiba como aplicar a usinagem na sua rotina de trabalho!

A usinagem por descarga elétrica é um processo de usinagem especial, onde o desbaste de material não é obtido pelo contato mecânico entre uma ferramenta de corte e a peça de trabalho, mas pela ação de descargas de capacitores elétricos.

A usinagem por descarga elétrica é amplamente utilizada na indústria de moldes, mas também nas indústrias aeroespacial e automotiva. Essas indústrias também veem processos de usinagem mecânica que também estão na vanguarda.

Conheça os diferentes tipos de eletroerosão – EDM:

No processo principal do EDM, existem três subprocessos: fio, furação e de sinker.

  • A eletroerosão por fio: envolve um fio fino usado para cortar a peça de trabalho, atuando como um eletrodo. O fio é alimentado através de uma alimentação automática e os cortes são feitos ao redor da peça. Neste aparelho, o fio é mantido com guias de diamante e o próprio fio é geralmente feito de latão ou cobre;
  • A eletroerosão por perfuração ou furação: é um processo projetado especificamente para fazer furos em materiais. É capaz de perfurar pequenos furos que de outra forma não seriam possíveis com a usinagem mecânica. Os eletrodos, neste caso, são tubulares com o fluido dielétrico fluindo através do bico do eletrodo.
  • A eletroerosão por sinker: é um tipo de usinagem que permite produzir formas altamente complexas. A razão pela qual é chamado EDM de chumbada é que, nesse processo, os eletrodos precisam ser altamente precisos e pré-usinados para que possam ser afundados na peça de trabalho para criar uma versão negativa de sua forma.

 

Tecnologia, qualidade e segurança em uma mesma matriz: Matrizaria Polako!

Quando usar usinagem de descarga elétrica?

A maior vantagem que a eletroerosão representa para a usinagem moderna é o quão versátil é para uso com metais, particularmente com os mais duros, mais difíceis de usinar mecanicamente. Metais como carboneto de tungstênio ou titânio podem ser facilmente usinados com EDM. Outra vantagem dessa técnica é a capacidade de produzir contornos altamente precisos nas peças sem precisar rebarbar ou limpar a borda.

Devido à natureza do processo de usinagem ser puramente baseado na corrente elétrica, a técnica de eletroerosão pode fazer cortes longos em profundidade que, de outra forma, seriam impossíveis. Projetos como ranhuras ou nervuras são particularmente adequados para EDM.

Por fim, a usinagem por descarga elétrica pode ser feita após o tratamento térmico de uma peça, o que significa que o processo não atrapalha a têmpera ou o tratamento do metal, como a usinagem mecânica.

Mas, quais são as desvantagens da usinagem por descarga elétrica?

Apesar de apresentar altas vantagens, a eletroerosão não é um método rápido, portanto não é ótimo em escala – quer saber mais sobre usinagem precisa e de alta velocidade? Então Clique aqui e saiba mais. Também requer uma alta quantidade de energia elétrica, muito mais do que qualquer processo de usinagem mecânica. Este tipo de usinagem também precisa frequentemente ser substituído, assim como bits em máquinas mecânicas.

Você já conhece nossa empresa e nossas matrizes? Saiba mais sobre nossos diferenciais e entenda porque somos referencia mundial no mercado calçadista – Clique aqui e confira!

De |2020-05-13T08:36:33+00:00maio 13th, 2020|Notícias|0 Comentários

Sobre o autor:

Deixe um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.