Não, ele não morreu.
O estilo que marcou uma geração está de volta, mais vivo do que nunca e para a alegria dos mais nostálgicos – e dos fashionistas de plantão.
O movimento punk surgiu como uma forma de manifestação política e usou principalmente a música, o comportamento e a moda como forma de critica ao sistema. Agora, impulsionado pela onda vai e vem das tendências, a moda punk retornou às ruas repaginada e super moderna. Quer ver só?
Entre as principais características do estilo punk estão peças de tecidos pesados como jeans, flanela e couro, além de modelos mais estruturados, como jaquetas com inspiração militar – tendência que influencia muito a moda punk.
Cores escuras como o preto, cinza, verde militar e vermelho predominam no guarda-roupa punk. O jeans skinny é outra peça símbolo deste estilo, além de peças destroyed e camisetas de bandas.
Nós pés, os coturnos são verdadeiros ícones da moda punk. Entre os assessórios, muito couro, correntes, tachas, rebites e patches. Peças típicas da moda nos anos 90 e que fazem muito sucesso atualmente – como os brincos de argola e as chokers – também marcaram o estilo punk.
Além disso, os cabelos coloridos também foram tendência entre os punks dos anos 70/80 e voltaram com tudo em 2018!
Mas calma! Para aderir ao estilo punk no seu look é óbvio que não precisa sair por aí fantasiado. O novo punk, ou punk urbano, pega todas estas características que falamos acima e mescla com peças de outros estilos, como peças mais delicadas e românticas, esportistas ou alfaiataria.
Para o look ficar perfeito e estiloso sem exageros, a ideia é sempre balancear. Então una uma peça com pegada punk à outra mais neutra.
Dica: Algumas peças com inspiração no estilo punk estão super em alta. Alguns exemplos são os jeans destroyed, as jaquetas de couro e jeans (modelos oversized, destroyed e com aplicações de patches e correntes), coturnos, estampa xadrez, peças com inspiração militar e com aplicações de tachas. Ou seja, valem o investimento.
Mas o que foi o movimento punk?
O punk surgiu durante os anos 70 como um movimento de crítica ao sistema e à política da época pós guerra e o militarismo. Assim como os hippies, os punks usavam a arte e o comportamento como forma de se manifestar, mas de uma maneira mais agressiva, utilizando como base o questionamento, a revolta, a provocação, a ironia e o deboche.
Como manifestação artística, o punk foi de grande importância histórica, influenciando e revolucionando a música, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia e o comportamento.