Você com certeza já viu alguém circulando com um desses por aí nos últimos dias.

E provavelmente pensou “já vi isso antes”.

É que os tamancos são velhos conhecidos do mundo da moda. Não se sabe ao certo a sua origem, mas o modelo se popularizou nos anos 70 e duas décadas depois, foi remodelado e voltou a ser febre nas ruas. Foi, inclusive, um dos sapatos mais tendência da década de 1990.

E agora, justamente pelas duas principais tendências do momento – os anos 90 e os mules –  que os tamancos voltaram a dar as caras no nosso street style.

Mas nem só de tendências vive o modelo. Outra característica que fez com que os tamancos voltassem às passarelas e aos nossos armários foi a sua praticidade. E isso, eles têm de sobra. Basta colocar no pé e pronto. Perfeito para as mulheres modernas e com rotina agitada que não tem muito tempo a perder.

Os tamancos ainda ganham pontos em conforto e em personalidade. Baixinho ou com salto alto, eles são perfeitos para o verão por serem abertos e arejados, e apesar de despojados, ainda podem ser combinados com peças sofisticados sem perder a elegância no look.

 

Um sapato com tanta personalidade com certeza deve estar te dando aquela dúvida: como vou combinar o tamanco com as minhas roupas?

Calma, a gente te ensina. Olha só:

Os tamancos são sapatos super despojados e por conseqüência, combinam com um visual mais casual. Como os calcanhares ficam expostos, o ideal é apostar em peças com comprimentos mais curtos, de forma que este detalhe fique visível.

Uma ótima escolha são saias midi e calças cropped – modelos que vão até a altura da panturrilha ou dos tornozelos e que também são duas grandes tendências desta estação. Além disso, ambas as peças tem uma carinha retrô que combina perfeitamente com a vibe do tamanco.

Outra forma infalível de combinar os tamancos é com peças com uma pegada bem streetwear. Calças jeans destroyed e na modelagem boyfriend (aquela mais soltinha, que lembra uma calça masculina).

Como é um sapato considerado ousado, o tamanco também é ótimo para dar um up no visual e ser a peça central do look. Assim, combine também com peças bem minimalistas, em modelagens mais secas e em tons neutros, de forma que o tamanco posa se destacar ainda mais.

 

Mas pode usar em qualquer lugar?

Sim e não!

Com a popularização do streetwear e de uma moda maisrada, com tendências que ressaltam principalmente o conforto, o limite entre o formal e o informal diminuiu bastante. Ou seja, pode usar o tamanco praticamente em qualquer ocasião!

Se o drees code do seu trabalho não for muito rígido, você até pode introduzir o tamanco no office look (o que é ótimo porque, como já contamos, ele é super confortável). Para este ambiente, aposte em modelos mais sóbrios, em tons e materiais neutros.

A única restrição ao tamanco são as ocasiões estritamente formais, como casamentos, formaturas e eventos de gala.

Agora para ambientes casuais, você não só pode como DEVE adotar esta tendência moderna e estilosa. Para produções noturnas, aposte nos saltos maiores, em modelos brilhantes, com aplicações e em materiais sofisticados, como o couro. Para momentos de lazer, a dica é investir em um modelo colorido – cores candy, como o rosa millennial e o azul Niágara são o hit da vez – e saltos mais baixinhos, com até 5cm.

 

Por fim, se você ainda não está 100% convencida, saiba que os tamancos são uma moda que veio para ficar! Os mules estão circulando pelas ruas fazem algumas estações e a tendência já foi apontada como uma das principais também para o inverno 2018 também.

Ou seja, os tamancos são apostas certeiras!

10 9 8 7 6 5-certo 3 2-certo 1