O estilo navy é uma das tendências mais queridas do verão. A estação vem e vai, e ele está sempre de volta, com seu ar moderno, divertido e elegante. Inspirado nos uniformes dos marinheiros e em tudo ligado ao universo náutico, o navy surgiu lá na década de 1920, quando a famosa estilista Coco Chanel passou a adotá-lo em seus looks.

Claro que ela também incluiu o navy em suas coleções e não demorou muito para que o mundo todo também se apaixonasse pela tendência e adotasse as famosas listras azul e branco.

Mas afinal, o que caracteriza o estilo navy? Simples: tudo que tiver ligação com o mar e as marinas. A grande marca do navy são as estampas de listras, tanto horizontais como verticais, e as cores azul, branco, vermelho e preto.

Elementos como âncoras, navios e cordas também aparecem em estampas e aplicações. Outra característica desta tendência é a forte presença de peças de alfaiataria e modelagens clássicas como a cintura alta. Ela aparece em shorts, saias e pantalonas – uma peça-chave na composição do estilo navy, principalmente se for branca. E para finalizar, o dourado e os tons de metal envelhecido aparecem em detalhes como fivelas e pingentes.

 

Mas e os pés?

É claro que uma tendência tão querida assim não ficaria muito tempo longe dos nossos pezinhos. Na temporada de verão 2018, o navy vai tomar conta das ruas principalmente na forma de sapatos.

As espadrilhes são o calçado mais característico deste estilo. Aposte nos modelos com salto forrado em corda e com amarrações nos tornozelos. As alpargatas e os docksides (estilo de mocassim com costuras na parte frontal) também fazem parte da tendência navy.

Super democrático, o navy também conversa bem com outros estilos, então claro que vai ter muito salto bloco com listras e elementos náuticos por aí. E para combinar, é super fácil. Como é um estilo clássico, o navy vai bem em todos os ambientes e pode ser adaptado para um visual mais sofisticado com peças como blazers e saltos altos, como também para um look casual e cool, com jeans e alpargatas.